7/23/2010

Músico de baile



Fiquei algumas semanas enclausurado no escritório com violão na mão tirando os intermináveis repertórios das bandas de baile e de um projeto de live dj que estou participando... Ambos servirão para animar festas de classe média-alta independente de seus motivos. Portanto você já sabe que estou falando de axé, sertanejo, YMCA e similaridades...
O processo é chato, coloco o repertório para escutar de vez em quando sem intenção de tirar nada. Depois parto para a anotação dos tons e formas, e depois escuto cada uma com cuidado para tirar todas as guitarras e violões e coisas semelhantes com certo perfeccionismo.
Não é só porque eu gosto de dançar (mas não consigo), mas o repertório atual tem me ensinado muita coisa importante.
A primeira delas é o TIMBRE. Até o músico popular estudar bem arranjos, o timbre é um elemento que é deixado de lado nos estudos. No meu caso foi assim, pelo menos. Com o repertório de DJ's e bailes de formatura e casamentos, fui obrigado a tirar centenas de estilos diferentes de se tocar guitarra e violão. Enquanto eu vivia no samba e no jazz, a minha alegria era a harmonia, o cabo, a guitarra e o amplificador.
Agora não só voltei a tocar a minha saudosa Ibanez RG, assim como adquiri uma pedaleira Boss GT-10, que é o máximo! A diversidade de timbres que preciso ter acesso em rápidas "pedaladas" é impressionante. E principalmente as opções timbrísticas que essa pedaleira dá, é impressionante... Desde pré-amps incrivelmente legítimos, equalizadores paramétricos e gráficos, efeitos clássicos como chorus, flanger, ambientações com váááárias opções de parâmetros, distorções perfeitas (pelo menos nas que consegui mexer)... Além de um sintetizador, que você pode misturar alguns tipos de onda e criar o som que bem desejar, fazendo com que a guitarra se torne um sintetizador. Inclusive se você toca duas cordas ao mesmo tempo o efeito se peida todo, porque só consegue emitir um dos sons levados eletronicamente à pedaleira, o que acontece com os sintetizadores (achei o máximo!).


Além disso, o trabalho com o DJ me dá um espaço que eu nunca tive, o de trabalhar com produção de música eletrônica... Ainda não comecei a idéia, mas estou louco pra começar este projeto, pois o trabalho de criação com os elementos tecnológicos mais atuais me estimula muito, gosto muito das possibilidades!

Em breve estarei criando alguma coisa nesse sentido.
Você que está acompanhando a Caderneta Musical e quiser trocar figurinhas, fique à vontade para opinar sobre os temas que coloco aqui. Ficarei feliz em discutir e comentar as opiniões de todos, para todos.

Por enquanto é só, jogando uma conversa fora...
Muito obrigado pelos comentários, fico muito feliz em saber que pessoas tão importantes para mim estão acompanhando este espaço! Prometo que tentarei ser mais produtivo!
Em breve mais algumas análises técnicas!
Tenham todos um bom fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário